xmlns:og='http://ogp.me/ns#' abril 2014 ~ Panorama News

quarta-feira, 30 de abril de 2014


Quarta-Feira, 30 de Abril

O parlamentar informou que, no distrito, existem três terrenos disponíveis para venda


O vereador Arlindo Bandeira/PP defendeu, na plenária desta terça-feira (29/04), maior agilidade na compra de um terreno, para a implantação de nova unidade básica de saúde (UBS), em Santa Lúcia do Piaí. Informou ter protocolado indicação ao Executivo Municipal, reiterando que o distrito já conseguiu verba para viabilizar a obra, a partir do Orçamento Comunitário. Entretanto, de acordo com o progressista, o município não possui um local que possa ser usado para esse fim.
Bandeira relatou que existem, pelo menos, três terrenos vazios que podem ser adquiridos pela Prefeitura, para viabilizar a nova UBS. Conforme o parlamentar, o local onde, atualmente, está instalada a atual unidade básica de saúde se encontra bastante precário. Frisou, ainda, o pedido de ambulâncias que se deslocassem até o Interior, para atender os moradores do meio rural.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul



Quarta-Feira, 30 de Abril

Dois homens ficaram feridos


Por volta das 23h desta terça-feira (29/04), uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente na Rota do Sol em Caxias do Sul. Segundo a PRE de Farroupilha, um Fiat Pálio e um Fiat Uno colidiram no Km 146 da rodovia, no acesso ao bairro São Ciro. A condutora do Pálio, Nadia Ceron, 41 anos, com o choque foi arremessada para fora do carro vindo a morrer no local. O condutor do Uno de 27 anos e o passageiro de 17 anos foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao Postão 24h com ferimentos leves. O motorista do Uno foi submetido ao teste do bafômetro que não apontou índice de alcoolimia.

Foto: Sgt Cristiano Becker da Silva/ Corpo de Bombeiros


segunda-feira, 28 de abril de 2014


Segunda-Feira, 28 de Abril



A Prefeitura de Caxias do sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa os locais de atuação do Radar Portátil para a próxima semana, na área urbana do Município.

Todas as ações do Radar Portátil terão as devidas sanções legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Confira os locais:

Dia 28/04 – Segunda-feira
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)
Av. Rio Branco (Ana Rech)

29/04- Terça-feira
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)

Dia 30/04 – Quarta-feira
Rua Jacó Brunetta
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Oeste)

Dia 02/05– Sexta-Feira
Av. Maurício Sirotscky Sobrinho
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)

Dia 03/05 - Sábado
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte e Oeste)


Assessoria de Comunicação – SMTTM



Domingo, 27 de Abril




Por volta das 09h45min, da manhã deste sábado aproximadamente 300 pessoas bloquearam com cavaletes e contêineres de lixo, a Rua Mariele Cardoso Oliveira, bairro Campos da Serra II, em Caxias do Sul.
No mesmo local, um ônibus da empresa Visate foi retido pelos manifestantes, sendo seus passageiros obrigados a desembarcar.
A manifestação teve como objetivo reivindicar a melhoria do transporte público, instalação de um posto de saúde e uma escola no bairro.
A manifestação transcorreu de maneira pacífica, sem incidentes e encerrou às 13h00min.


Sgt Clério - CRPO/Serra






sexta-feira, 25 de abril de 2014


Sexta-Feira, 25 de Abril


A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Vigilância Epidemiológica, informa que neste sábado (26) será promovido o Dia D da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014. O objetivo da imunização é diminuir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários.

No sábado, as 46 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para imunização dos grupos de risco que são crianças com idade entre seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

Além disso, a vacinação será realizada em 17 locais - estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e centros comunitários. A meta em Caxias do Sul é imunizar 115 mil pessoas durante toda a Campanha que prossegue até o dia 9 de maio.

Confira os locais em que haverá vacinação:

Todas as UBSs atenderão das 8h às 17h


8h às 17h

Centro Comunitário Portal da Maestra

Rede do Hipermercado Zaffari, na rua Sinimbu, na rua Alfredo Chaves (em frente à Prefeitura) e na rua Borges de Medeiros;

Hipermercado Big;

Centro Comunitário do bairro 1º Maio

Igreja Santo Antônio, em Santa Corona

8h30min às 17h

Centro Comunitário Santos Dumont

Hipermercado Carrefour

8h às 12h e das 13h às 17h

(a vacinação no Supermercado Andreazza de Ana Rech terá início às 8h30min)


Rede de Supermercado Andreazza dos bairros Parque das Rosas, Ana Rech e Sagrada Família

Super Savi do bairro Sagrada Família

8h30min às 11h30min

E.M.E.F Dezenove de Abril, no bairro Cidade Industrial

8h30min às 16h30min

Super Vantajão do bairro Santa Fé

9h às 17h

Praça Dante Alighieri (9h às 17h)

13h às 17h

posto móvel no Loteamento Parada Cristal


Assessoria de Comunicação - Secretaria da Saúde




Sexta, Feira, 25 de Abril


O Prefeito Alceu Barbosa Velho entregou nesta quinta-feira (24) 41 veículos que renovarão a frota da Prefeitura. Os 37 carros e as quatro motos serão destinados às secretarias municipais. A entrega simbólica ocorreu no pátio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).

Ao todo são quatro pick ups Fiat Strada, cinco Ford Fiestas 1.6 sedan, 28 Ford Fiestas 1.6 hatch e quatro motos Honda XRE 300. Eles vão substituir os veículos com mais de 10 anos de uso, ou seja, anteriores ao ano de fabricação 2003, ou que possuem alta quilometragem. O objetivo é diminuir os custos de manutenção e a redução de acidentes.

Conforme o Prefeito, o programa de modernização da frota tem o intuito de manter os carros com no máximo cinco anos de uso para diminuir os custos operacionais da Prefeitura.


Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias



Sexta-Feira, 25 de Abril


A Prefeitura de Caxias do Sul foi convidada pelos ministérios do Planejamento e das Cidades a participar na tarde desta quarta-feira (23), em Brasília, da abertura da segunda etapa de seleção dos projetos do Pacto pela Mobilidade Urbana. Os secretários Manoel Marrachinho, do Trânsito, Transportes e Mobilidade e Gilmar Santa Catarina, de Gestão e Finanças, representaram o município na reunião com os ministros Miriam Belchior e Gilberto Occhi. Estavam presentes também o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana e o Secretário Executivo do PAC.

Foram convidados a participar da reunião, representantes de todos os municípios brasileiros com população entre 400 e 700 mil habitantes. Com isso, das 23 cidades selecionadas no país, fora as capitais (beneficiadas em outra etapa do programa), Caxias foi a única do Rio Grande do Sul habilitada.

Segundo o secretário Marrachinho, no encontro, o Governo Federal informou sobre a disponibilidade de recursos em obras e projetos estruturantes exclusivamente ligados aos modais de transporte de massa, isto é, transporte coletivo urbano. A partir de maio cada município será chamado individualmente para apresentar seus projetos técnicos ao Governo.


FOTO: ÍCARO DE CAMPOS

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias




Sexta-Feira, 25 de Abril


A Prefeitura de caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que o estacionamento rotativo na rua Feijó Jr., no trecho entre as ruas Pinheiro Machado e Júlio de Castilhos, será reativado a partir da próxima segunda-feira (28.04).

Os aparelhos de tarifação estão desativados devido as obras na Estação Secundária de Integração Feijó Jr.

Assessoria de Comunicação – SMTTM




Sexta-Feira, 25 de Abril


A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa alterações de trânsito nas ruas Gabriel Moreto e Ângelo Pedro Rossetti, no bairro Pioneiro, nesta semana. Com as alterações, a rua Gabriel Moreto começou a operar em sentido único centro-bairro e a Ângelo Pedro Rossetti em sentido contrário, via bairro-centro, formando um binário no trecho.

Para o secretário da SMTTM, Manoel Marrachinho, a alteração atende uma demanda da comunidade. “A solicitação é uma reivindicação antiga da AMOB Pioneiro, devido à quantidade de acidentes de trânsito que ocorriam no local. Com as alterações, esperamos dar mais segurança aos condutores e também aos pedestres”.

Assessoria de Comunicação – SMTTM




Sexta-Feira, 25 de Abril


Por volta das 21h37min, da noite desta quinta-feira (25) na BR 116, houve um roubo a transporte coletivo da VISATE, sendo que dois homens armados adentraram no ônibus prefixo 432, Linha 38 do Bairro Diamantino, e anunciaram o assalto, logo após desceram. Foi roubado do caixa do ônibus R$ 130,00 em dinheiro, os celulares do motorista da operadora de sistema. Foi feito buscas e não localizados.


CRPO/Serra



Sexta-Feira, 25 de Abril

Às 20h28min, da noite desta quinta-feira (25) na Av. Rio Branco, Bairro Rio Branco, houve um roubo a pedestre onde a vitima uma mulher de 37 anos, teve seu celular roubado. O autor tentou fugir em uma bicicleta sendo detido por populares a após acionaram a Brigada Militar, no local foi identificado o autor sendo CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MATTOS, 40 anos, com ele foi recuperado o celular marca Samsung da vítima e a bicicleta foi apreendida
por não ter procedência, na DP teve o flagrante lavrado.

CRPO/Serra



Sexta-Feira, 25 de Abril

Às 15hs, na Rua José Aluisio Brugher, Jardim América, houve um roubo de veículo, um Ford KA preto, sendo que a vitima uma mulher de 33 anos, foi rendida por dois homens que fizeram menção de estar armados. Foi repassado ao alerta para as viaturas de serviço, sendo localizado próximo ao local o carro sendo preso LUCIANO DA SILVA LOPES, 34 anos, que estava com o carro parado visto ter corta corrente. Ele foi preso em flagrante e conduzido a DP, o veículo foi restituído a vítima. A vitima reconheceu Luciano como sendo um dos autores, o outro não foi localizado. Inicialmente Luciano estava passando outro nome, porém na delegacia foi confirmado o nome correto e averiguado que ele estava foragido do sistema, desde o dia 08/03/2014.

CRPO/Serra



Sexta-Feira, 25 de Abril

Por volta das 09h52min da manhã desta quinta-feira (24) na Rua Ludovico Cavinatto, bairro Nossa Senhora da Saúde, dois homens armados anunciaram o roubo ao condutor de um veículo Eco Sport que saia de casa. A dupla colocou o motorista no banco de trás seguiu com o veículo, mas acabou colidindo contra um poste poucos metros depois. A dupla embarcou num veículo de apoio e fugiu do local. A vítima acabou se ferido e sendo encaminhada ao hospital da Unimed.

CRPO/Serra




quinta-feira, 24 de abril de 2014


Quinta-Feira, 24 de Abril


O passe livre do transporte coletivo que é sempre no último domingo de cada mês, em Abril não será realizado, como todos os anos, em função ao feriado do Dia do Trabalhador, a gratuidade será efetivada na quinta-feira, dia 1º de maio, conforme determinação da S.M.T.T.M. devido às atividades e comemorações programadas para a data.


Nos pavilhões as festividades dão inicio 13H30min, com shows de Tchê Garotos, Nenhum de Nós, Seresteiros do Luar e Filipe Reis.

A entrada é franca. Para aqueles que preferirem ir de carro, o estacionamento do local é gratuito.

Realização: 

CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Sindicato dos Metalúrgicos e Sindi Comerciários

Promoção: Rede Maisnova Fm e Rádio São Francisco SAT

Quinta-Feira, 24 de Abril

Projeto de lei visa à valorização da classe




O vereador Daniel Guerra/PRB apresentou um projeto de lei para instituir a meia-entrada a professores da rede pública municipal, em estabelecimentos que promovam lazer, entretenimento e estimulem a difusão cultural. O objetivo é proporcionar-lhes acesso ao lazer e à cultura, através da participação em shows, cinema, peças de teatro, exposições de arte e outros, com um custo mais acessível. Através de novas experiências culturais, os docentes agregam conhecimento, que poderá ser transmitido aos alunos.

A ideia busca a valorização do professor, que tem um papel fundamental no contexto socioeducativo. É quem ensina, quem transmite conhecimento e quem é essencial para a formação do ser humano. Guerra lembrou que, na próxima semana, será comemorado o Dia do Trabalho, sendo que o professor é um dos trabalhadores que exerce um dos cargos mais importantes na sociedade. O parlamentar ressaltou que este projeto é um sinal de respeito e reconhecimento a esses profissionais, que são essenciais para a educação e crescimento do país.

O projeto de lei encontra-se em tramitação na Câmara de Vereadores.



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul



Quinta-feira, 24 de Abril
A reunião itinerante do Legislativo caxiense abrangerá 228 localidades da zona urbana


A partir das 19h da próxima segunda-feira (28/04), no salão dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, Bairro Rio Branco), acontece a primeira edição do Câmara Vai aos Bairros 2014. Na reunião itinerante da Câmara Municipal de Caxias do Sul, os 23 vereadores da Casa ouvirão as demandas de moradores de 228 bairros e loteamentos da zona urbana do município e as encaminharão às autoridades competentes, para a busca por resolução aos problemas apresentados.

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, ressalta que, neste ano, ganhará maior ênfase o envolvimento das comissões permanentes e temporárias. "A intenção consiste em explicar as funções do Legislativo e organizar a distribuição das demandas, conforme o caráter temático de cada comissão. Assim, os assuntos receberão um tratamento mais técnico", destaca.

No último dia 31 de março, a Câmara renovou a parceria com a União das Associações de Bairros (UAB), para a organização do projeto. Para este ano, também estão previstas reuniões itinerantes na região rural (09/06) e no meio estudantil (03/11), sempre às segundas-feiras, a partir das 19h.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Gustavo Toigo, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira; Daniel Guerra; Denise Pessôa; Edi Carlos; Edson da Rosa; Felipe Gremelmaier; Flávio Cassina; Flávio Dias; Guila Sebben; Henrique Silva; Jaison Barbosa; Kiko Girardi; Mauro Pereira; Neri, O Carteiro; Pedro Incerti; Rafael Bueno; Raimundo Bampi; Renato Nunes; Rodrigo Beltrão; Virgili Costa; Washington Cerqueira e Zoraido Silva.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul



Quinta-Feira, 24 de Abril
A sugestão prevê melhorias na espera pelo atendimento


O vereador Rafael Bueno/PCdoB protocolou, nesta quarta-feira (23/04), uma indicação à prefeitura de Caxias do Sul, requerendo medidas que humanizam a espera pela abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O parlamentar sugere duas possibilidades que melhorarão a espera.

A primeira proposta é que as UBSs abram uma hora antes do previsto, disponibilizando as salas de espera para que os pacientes aguardem a liberação das fichas de atendimento. A outra prevê a instalação de toldos ou outros meios de proteção aos usuários.

A proposta surgiu a partir da proximidade do inverno, que na região é intenso e úmido. Assim, os cidadãos que buscam o serviço ficam expostos ao clima frio e chuvoso. "Recebi diversas ligações sobre esta questão. Agora aguardamos a ação da prefeitura, que deve dar prioridade às pessoas", ponderou Rafael Bueno.



Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul



Quinta-Feira, 24 de Abril

Na sala de reuniões da Presidência, o comandante França anunciou que irá para a reserva


A Câmara Municipal de Caxias do Sul foi homenageada na tarde desta quarta-feira (23/04), pelo 5º Comando Regional de Bombeiros (CRB) da Brigada Militar. Na sala de reuniões da Presidência da Casa, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, recebeu uma placa de agradecimento do comandante do 5º CRB, tenente-coronel Ricardo França.

França também anunciou que, no próximo dia 10 de maio, irá para a reserva da corporação, após mais de 20 anos de serviços prestados. Informou que, em breve, o comando do 5º CRB será transmitido para o major Ederson Cunha.

Toigo destacou a coragem e o empenho de França, na condução do 5º CRB. Classificou como inovador e eficiente o Sistema Integrado de Gestão de Prevenção de Incêndio (Sigpi), desenvolvido pela corporação. França atentou que o programa já recebeu a procura de autoridades alemãs.

Prestigiaram a reunião os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Edi Carlos/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flávio Cassina/PTB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Kiko Girardi/PT, Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul



Quinta-Feira, 24 de Abril

O vereador afirmou que a espera pela cirurgia é de até seis meses


A demora, na realização de castrações, por parte da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, motivou críticas do vereador Flávio Dias/PTB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (23/04), ele afirmou que há um grande número de animais abandonados na cidade, especialmente, filhotes de cães e gatos. Defendeu que as unidades básicas de saúde (UBS) tivessem estrutura para realizarem as cirurgias, no prazo máximo de um mês, após a solicitação. Entretanto, conforme o petebista, a espera tem chegado até seis meses.

O vereador, que administra uma associação de proteção aos animais, alegou dificuldades para mantê-los. "Diante de tantos abandonos, não há como não ajudar. Mas pesam as despesas com veterinários, abrigo e alimentação", salientou. Segundo o parlamentar, ao longo de, apenas, uma semana, recolheu 17 filhotes cães, abandonados em vários pontos da cidade.

Para ele, o controle do número de abandonos se daria por meio de uma castração em massa, ao longo de um ano. Justificou que, de um modo geral, as pessoas não reúnem condições para a adoção de todos os filhotes, que acabam desprezados.

Foto: Luciane Modena

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Quinta-Feira, 24 de Abril


Por volta das 17h15min, da tarde desta quarta-feira (23) Policiais Militares do 36º BPM – Farroupilha, quando em patrulhamento de rotina na localidade de Linha Julieta, Interior de Farroupilha, avistaram dois veículos em atitude suspeita, parados um ao lado do outro, no acostamento, momento em que visualizaram o momento exato em que o condutor do veiculo Toyota Etios preto de placas IUK 6842 de Caxias do sul, alcançou para o carona do veiculo Ford Focus preto de placas DVJ 2281 de Farroupilha uma trouxa de cor branca, motivando a abordagem dos veículos.

Durante a abordagem contatou-se que o condutor do Toyota Etios se tratava de IVALCIR CELSO PERIN, 43 anos e os ocupantes do Ford Focus se tratavam de VILMAR TELES DA SILVA, 36 anos e MARCIO SOARES GOMES, 32 anos.
Na revista veicular e pessoal foram encontradas 12 buchas de cocaína debaixo do banco do Toyota Etios, R$ 1.750,00 em moeda corrente e uma folha de cheque no valor de R$ 500,00 totalizando R$ 2.250,00, e um celular da marca Samsung, uma bucha de cocaína já aberta e espalhada no carpete do Ford Focus e um celular da marca Samsung.
Indagados os ocupantes do Ford Focus, ambos confessaram serem usuários de cocaína e que haviam ligado para IVALCIR trazer uma porção da droga para eles. Diante dos fatos foi dado voz de prisão para IVALCIR por Trafico de entorpecente e para VILMAR e MARCIO pela posse.


Todo o material acima citado foi recolhido juntamente com os veículos para a DP de Farroupilha.
Após a prisão, diante de algumas informações obtidas pelos Policiais de que o individuo IVALCIR comercializava o entorpecentes também em sua residência que fica no bairro Forqueta/ Caxias do Sul, foi solicitado apoio dos Policiais Militares de Caxias do Sul que deslocaram até o local para averiguar tais informações.


Agentes do Setor de Inteligência do CRPO SERRA deslocaram até a rua Paulino Balbinott, bairro Forqueta, em Caxias do Sul, onde mantiveram contato com a Srª Celma Souza Barbosa, 31 anos, para informar a mesma sobre a prisão de seu companheiro Ivalcir.
Celma mostrou-se bastante nervosa e ao ser questionada sobre a existência de produtos ilícitos na residência, esta respondeu que sim, porém que pertencia a seu companheiro e franqueou a entrada dos Policiais na residência, sendo localizado no local 187 gramas de cocaína, uma balança de precisão e uma pequena porção de maconha, além de R$ 115,00 reais.
Celma foi conduzida a DPPA de Caxias do Sul, juntamente com o material apreendido, onde foi efetuado o devido registro.




Sgt Clério - CRPO/Serra



Quinta-Feira, 24 de Abril

Na noite desta quarta-feira por volta das 19h15min, na rua Garibaldi, bairro Exposição, em Caxias do Sul, um indivíduo entrou na Loja Sanremo, fez menção de estar armado e anunciou o assalto.
De acordo com o proprietário, Sr Nery Rodrigues de Atayde, 59 anos, foi roubado do local a importância de R$ 400,00 em dinheiro do caixa e dois celulares.
Após o roubo o indivíduo fugiu à pé, tomando rumo ignorado.


Sgt Clério - CRPO/Serra



Quinta-Feira, 24 de Abril

Por volta das 19h25min, da noite desta quarta-feira (23) na Av Julio de Castilhos, bairro Cinquentenário, Caxias do Sul, foi flagrado no interior do colégio Cristovão De Mendonça, um menor de 16 anos, fumando maconha.
Com o menor foi apreendido 0,9 gramas de maconha e um faca com 12 cm de lâmina de cabo preto.
O menor foi encaminhado a DPPA para registro do fato e após entregue a sua genitora.


Sgt Clério - CRPO/Serra


Quinta-Feira, 24 de Abril


O primeiro caso ocorreu por volta das 18h44min, da noite desta quarta-feira (23) na rua Evaristo de Antoni, bairro São Jose, em Caxias do Sul, Marcelo Larentis, 28 anos, foi vítima de tentativa de roubo do seu veículo I/VW PASSAT V6 de cor vermelha, placas IIP 5581.
Marcelo foi alvejado com um disparo de arma de fogo na altura do braço, que saiu na clavícula, quando estava no interior do seu veículo e segundo a vítima, quando viu dois indivíduos se aproximando, tentou fugir, momento em que foi alvejado.
Após desferir disparos de arma de fogo em direção à vítima, os elementos fugiram a pé do local, tomando rumo ignorado.
Marcelo foi socorrido pelo Samu ao hospital Pompéia
O veículo que foi atingido por um de disparo de arma de fogo no vidro da porta e foi recolhido ao guincho Dambróz.


Já o segundo ocorreu pouco depois, às 19h11min, também na rua Evaristo De Antoni, bairro São Jose, em Caxias do Sul, Jeferson da Silva Neves, 25 anos, foi vítima de uma tentativa de roubo do seu veículo GM/VECTRA GLS de cor azul, placas AHM 0373, praticado por dois indivíduos armados.
Jeferson foi agredido com uma coronhada no nariz, sendo que os indivíduos desistiram da ação e fugiram à pé do local.
Jeferson foi socorrido por uma ambulância do resgate médico até o postão 24 horas.


Sgt Clério - CRPO/Serra



Quinta-Feira, 24 de Abril 

 
 Na tarde desta quarta-feira (23), por volta das 17h48min, na rua Primitiva Zatti, bairro Mariland, em Caxias do Sul, foi abordado o veículo Fiat/Palio EL LYD1337 , conduzido por Adilson Macedo de Candido , 35 anos, sendo encontrado com o mesmo um revólver marca Rossi, cal 38, municiado com seis munições intactas. Também foram encontradas três munições intactas no bolso de Adilson.
Adilson foi conduzido a DPPA, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.


Sgt Clério - CRPO/Serra



Quinta-Feira, 24 de Abril

Por volta das 16h51min, da tarde desta quarta-feira (23) na Av Dr Renato Del Mese, Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul, foi roubado por dois indivíduos armado, o veículo GM Celta placas IST 4074.
De acordo com a Srª Maribel Orsi Chiu , 54 anos, ela e a Srª Eleusa do Carmo Rodrigues de Jezuz , 45 anos, foram abordadas, obrigadas a passar para o banco de trás do veículo e liberadas após uns dez minutos.
Foi roubado de Maribel R$ 70,00 em dinheiro e de Eleusa aproximadamente R$ 100,00 reais.
O veículo foi localizado abandonado logo na sequencia.


Sgt Clério - CRPO/Serra



Quinta-Feira, 24 de Abril

Por volta das 10h21min, da manhã desta quarta-feira (23) na rua Dos Canários, bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, foi abordado e preso o indivíduo Robson Rodrigues Da Silva, 21 anos, com o qual foram apreendidas cinco pedras de crack, pesando 9,2 gramas e sete papelotes de maconha, pesando 0,48 gramas, além de R$ 288,00 (duzentos e oitenta e oito reais) em dinheiro.
Robson foi conduzido até a DPPA onde foi efetuado o registro e liberado por entendimento do delegado plantonista.


Sgt Clério - CRPO/Serra


quarta-feira, 23 de abril de 2014


Quarta-Feira, 23 de Abril

Lucas Adriano de Barros, 28 anos foi esfaqueado na manhã desta terça-feira (22) em Caxias do Sul. O crime ocorreu por volta das 06h na rua Cristóforo Randon, bairro Marechal Floriano. Barros foi socorrido pela SAMU com perfurações no ombro, tórax e região renal e permaneceu internado no Hospital Pompéia.

Sd Cardoso - CRPO/Serra



Quarta-Feira, 23 de Abril

O casal já havia sido vítima de um roubo a residência em 2011

Maria Eulália Mendes Pacheco, 79 anos foi morta com tiro na madrugada desta terça-feira (22) pelo marido no município de Barracão.
A tragédia ocorreu na Linha dos Eucaliptos, por volta da 01h quando a idosa levantou para ir ao banheiro e não acendeu a luz. Quando retornava ao quarto, Romeu Silveira Pacheco, 85 anos, acabou se acordando e acreditando que sua casa estava sendo invadida por criminosos efetuou um disparo atingido à própria mulher.
Ao perceber a fatalidade, acionou os filhos, prestou socorro e a conduziu de encontro a uma ambulância, mas a vítima não resistiu ao ferimento e acabou morrendo.
Romeu foi internado em estado de choque no hospital da cidade.
Em 2011 o casal havia vivenciado um assalto, onde foram amarados e agredidos por criminosos que invadiram e roubaram sua residência.


Sd Cardoso - CRPO/Serra



Quarta-Feira, 23 de Abril

A primeira apreensão ocorreu por volta das 12h20min, da tarde desta terça-feira (22) na rua Ada Focardi Cardoso, bairro Reolon foi recapturado o procurado da justiça, Jeferson Rosa dos Santos, 29 anos.

Já a segunda prisão foi por volta das 16h46min,
também da tarde desta terça-feira (22) na rua do Ourives, bairro Santa Fé foi recapturado o procurado da justiça, Luismar Martins da Silva, 37 anos.


Sd Cardoso - CRPO/Serra



Quarta-Feira, 23 de Abril

A prisão ocorreu no município de farroupilha

Albeneir de Andrade Ribeiro, 29 anos foi preso em flagrante por roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo na tarde desta terça-feira (22) em Farroupilha.
Por volta das 17h25min de posse de uma arma ele anunciou roubou um veículo Sandeiro para um vítima no estacionamento do Shopping Marte Center e fugiu em direção farroupilha, onde acabou preso. Com ele foi apreendido o veículo, uma pistola cal. 380 e 18 munições.
Ribeiro que cumpre pena em regime de prisão domiciliar foi encaminhado a delegacia, onde foi lavrado o flagrante.


Sd Cardoso - CRPO/Serra



Quarta-Feira, 23 de Abril

Peças de veículos sem procedência, também foram apreendidos no local



Sandro Rafael Rosa Teixeira, 25 anos, Alexandre Cesar Rosa Teixeira, 32 anos e Cristian Peres Garcia, 36 anos foram detidos na manhã desta terça-feira (22) com um veículo furtado, em Caxias do Sul. Por volta das 10h uma denúncia ao 190 levou a BM até a rua Luiz Covolan, no bairro Reolon.
Na casa foi encontrado um veículo gol em ocorrência de furto e outras peças veiculares sem procedência. O trio que estava escondido na casa acabou preso e encaminhado à delegacia, onde apenas Sandro, que não possuía antecedentes, assumiu a posse do material e teve o flagrante lavrado. Alexandre e Cristian que cumprem pena em regime domiciliar foram enquadrados, apenas como suspeito de receptação e liberados, após o registro.


Sd Cardoso - CRPO/Serra


terça-feira, 22 de abril de 2014


Terça-Feira, 22 de Abril

Camila Peruzzo, 25 anos foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira na área central do município de Paraí.

Por volta das 09h ela foi localizada por familiares, em sua residência, com ferimentos provocados por objeto contundente na cabeça.

Junto ao corpo estava à filha de apenas dois anos, abraçada tentado acordar a mãe. Segundo a família na noite anterior ela relatou ter tido uma discussão com o esposo, e por volta das 22h ela retornou informando que estava tudo bem.

O motivo e autoria do crime estão sendo investigados pela polícia, mas a principal hipótese é que o crime tenha motivação passional.

CRPO/Serra 



Terça-Feira, 22 de Abril

Parlamentar propõe dividir faixa exclusiva do transporte coletivo urbano com o segmento escolar




O vereador Zoraido Silva/PTB apresentou um projeto de lei que visa permitir no município o tráfego de veículos de transporte escolar pelos corredores exclusivos de ônibus. Na sessão ordinária desta quinta-feira (17/04), o parlamentar detalhou a proposta. Segundo o vereador, se implementada a iniciativa, tais veículos deverão estar identificados e registrados no órgão competente para que sejam contemplados. Ele Lembra que a frota em circulação hoje no Rio Grande do Sul é de 5,7 milhões de veículos. Em Caxias do Sul, esse número atinge 278 mil, sendo que 3.107 são ônibus e micro-ônibus.

Deste total, 522 estão regulamente cadastrados na Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, para realizar o serviço de transporte escolar e fretamento. "É desnecessário afirmar que possuímos mais carros do que as vias podem comportar, principalmente durante horário de pico. São inúmeras as consequências aos usuários da malha viária caxiense", argumenta Zoraido.

Conforme o trajeto a ser seguido e o congestionamento de veículos, alunos perdem aulas e chegam atrasados na escola por se depararem com um trânsito sem qualquer fluidez, observa Zoraido. "Com esse projeto de lei não se objetiva priorizar o transporte para determinado segmento da sociedade, mas privilegiar a educação", argumenta o vereador.

Foto: Rafael Lopes



Terça-Feira, 22 de Abril

Jussara Uglione,73 anos, está no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo


A avó materna do menino Bernardo Boldrini, Jussara Uglione, 73 anos, está internada da Unidade Coronariana (Ucor) do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria. Jussara foi internada durante a madrugada desta segunda-feira depois de sentir tonturas em sua residência. Ela está sendo atendida pelo cardiologista,Moacir Alves da Silva Filho. O último boletim médico informa que o estado de saúde é estavel. Ela teve que ser sedada para realizar os exames informou Katia Berlt, amiga de Jussara.

As primeira informações indicam que ela estaria com água no pulmão. Jussara Uglione não compareceu na missa em memória do neto por orientação médico em virtude do seu estado de saúde. Ela está muito abalada, informou a sobrinha Fátima Uglione.

Foto: Deivid Dutra / Especial / CP



Terça-Feira, 22 de Abril


O menino Bernardo Uglione Boldrini fez uma homenagem no Dia das Mães de 2011 à madrasta Graciele Ugulini na escola onde ele estudava em Três Passos, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. As imagens estão disponíveis em um vídeo publicado pelo Colégio Ipiranga na internet.

O menino de 11 anos foi encontrado morto na noite de segunda-feira (14) em um matagal de Frederico Westphalen, cidade a cerca de 80 km de Três Passos. Ele estava desaparecido desde o dia 4 de abril. Segundo a Polícia Civil, o médico Leandro Boldrini, pai do garoto, a madrasta Graciele e a amiga do casal Edelvania Wirganovicz são suspeitos do crime.

Publicado no dia 9 de maio daquele ano, o vídeo mostra os alunos do colégio homenageando as mães pela data. No final da gravação, os alunos aparecem segurando cartazes com o nome das mães. Em vez de homenagear a mãe biológica, Bernardo aparece sorridente com um cartaz com o nome “Keli”, como Graciele era conhecida, escrito ao lado de um coração.

A mãe biológica de Bernardo, Odilaine Uglione, havia morrido pouco mais de um ano antes. De acordo com a polícia, Odilaine cometeu suicídio dentro do consultório do marido e pai de Bernardo no dia 10 de fevereiro de 2010.

Em outro vídeo da escola, publicado em 10 de agosto de 2013, Bernardo participa de uma homenagem ao Dia dos Pais. Ao lado de colegas, ele encena uma coreografia. Uma das últimas imagens do garoto antes de sumir também foi registrada na escola, em uma apresentação teatral.

“É um menino que realmente deixou profundas lembranças. E essas lembranças não se apagarão na nossa mente nem no nosso coração”, diz Nelson Weber, diretor do Colégio Ipiranga, onde Bernardo estudava.

Nesta segunda-feira (21), professores da escola começaram a ter acompanhamento psicológico com a psicóloga Fabiane Angelo. Ela atendeu vítimas da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. A intenção é preparar professores e alunos para a volta às aulas nesta terça (22), após uma semana de luto.

Já a polícia pediu a quebra do sigilo bancário do pai e da madrasta para tentar identificar alguma transação suspeita. A delegada quer saber a origem do dinheiro que teria sido usado por Graciele para pagar a amiga que ajudou no crime. Em depoimento, Edelvania confessou ter recebido R$ 6 mil da madrasta de Bernardo, primeira parte dos R$ 20 mil prometidos.

Foto: Reprodução



Terça-Feira, 22 de Abril

Um carro em nome do deputado estadual do Rio Grande do Sul Edson Brum (PMDB) foi flagrado na manhã desta segunda-feira (21) trafegando a 164 km/h na BR-386, entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Vale do Taquari. O flagrante foi feito por meio do equipamento eletrônico da Polícia Rodoviária Federal (PRF), como informou a corporação.

O veículo trafegava em uma área duplicada da rodovia, onde a velocidade máxima permitida é 80 km/h. Segundo a PRF, o mesmo veículo já foi autuado por excesso de velocidade outras quatro vezes desde setembro do ano passado.

O G1 tentou contato com o deputado, mas não obteve retorno. À Rádio Gaúcha, ele disse que um assessor de seu gabinete conduzia o veículo e garantiu que conversará com o funcionário sobre o fato. O deputado falou também que não se lembra dos detalhes sobre as infrações anteriores.

Foto: Divulgação/PRF


domingo, 20 de abril de 2014


Domingo, 20 de Abril



O músico e advogado João Darlan Bettanin mais conhecido como Xiruzinho 48 anos um dos principais nomes da música nativista em Caxias do Sul morreu carbonizado na madrugada deste domingo (20) em acidente na RS 020 entre Gramado e  São Francisco de Paula, na Serra.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar de Gramado (CRBM), o veículo Meriva com placas de Caxias do Sul explodiu após colidir contra eucaliptos às margens da rodovia, no Km 115, localidade de Várzea São João, deixando o mesmo carbonizado entre as ferragens.



Xiruzinho passava o feriado com a família, em São Francisco de Paula. Decidiu voltar porque tinha compromisso em Caxias do Sul neste domingo. O acidente ocorreu pouco depois da meia-noite e não chegou a prejudicar o trânsito no trecho.


História: 

O cantor, compositor, escritor e advogado diferenciava-se de outros tradicionalistas caxienses pelo estilo, mais próximo à música da fronteira. Ele estudou violão clássico e iniciou a carreira em 1983, cinco anos após chegar a Caxias com a família. Em shows nacionais e no Exterior, tocou ao lado de músicos renomados como Lúcio Yanel, Yamandu Costa e Renato Borghetti.

O costume de usar pilcha frequentemente lhe rendeu o apelido, adotado também como nome artístico, ainda na adolescência, quando cursava o ensino médio no Colégio La Salle. O primeiro dos quatro discos nativistas, Um Parelheiro que Tenho, foi lançado em 1991, pela gravadora Acit. Em 2013, deixou de lado temporariamente o nativismo para lançar um CD de música popular, batizado de Aquarelas do Amor.

Em 2012, lançou o livro-CD A Arte Real em Versos, Pajadas, Décimas, Sonetos e Poesias, sobre temas da maçonaria. Ele exercia a advocacia esporadicamente para auxiliar conhecidos que necessitavam de ajuda. Conhecido também no meio político, era filiado ao PMDB.

Além da esposa, Márcia Marques, e da filha, Eduarda, 13 anos, Xiruzinho deixa os pais e o irmão, Mateus. Ele era o filho mais velho de Armando e Maria Glória Bettanin. 


Ele será velado na capela A do Memorial São José. A cerimônia de cremação está marcada para as 18h30min de segunda-feira, no Memorial Crematório São José, em Caxias.


Domingo, 20 de Abril

  
A Prefeitura de Caxias do sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa os locais de atuação do Radar Portátil para a próxima semana, na área urbana do Município.

Todas as ações do Radar Portátil terão as devidas sanções legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Confira os locais:

Dia 22/04 – Terça-feira
Av. Maurício Sirotsky Sobrinho
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)

Dia 23/04 – Quarta-feira
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)
Rua Ivo Remo Comanduli

Dia 24/04 – Quinta-feira
Rua Pio XII
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)

Dia 25/04 – Sexta-feira
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Oeste)
Av. São Leopoldo

Dia 26/04 – Sábado
Rua Os 18 do Forte
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)


Assessoria de Comunicação – SMTTM



Domingo, 20 de Abril


O Tenente Coronel Leonel da Silva Bueno que está à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra - CRPO/SERRA foi promovido ao mais alto posto da Brigada Militar.
Sua promoção a Coronel foi divulgada através do Diário Oficial da última quinta-feira (17).
Esta importante conquista deve garantir a titularidade do comando na Serra, onde ele já comanda interinamente, no entanto, por questões regulamentares para titularidade exigi-se o posto de coronel, o que o torna apto.


Sd Cardoso - CRPO/Serra



Domingo, 20 de Abril

Três apartamentos foram alvos da ação criminosa na tarde deste sábado (19) em Caxias do Sul. Por volta das 15h25min uma das vítimas foi rendida pelos criminosos que invadiram seu apartamento e saquearam vários eletrônicos e cerca e R$ 2 mil em dinheiro. A Brigada Militar foi comunida do crime deslocou até o condomínio localizado, na rua Quintino Bocaiuva, no bairro Petrópolis, onde acabou constando que além do roubo, outros dois apartamentos haviam sido arrombados. Os assaltantes fugiram do local, num veículo escuro não identificado.


Sd Cardoso - CRPO/Serra


Domingo, 20 de Abril

Dois homens armados assaltaram o ônibus da VISATE prefixo 579, no final da noite deste sábado(19) em Caxias do Sul. Por volta das 23h a dupla embarcou no ônibus, nas paradas do Ópera e ao chegar em São Pelegrino anunciaram o assalto, posterior fugiram levando R$ 45.


Sd Cardoso - CRPO/Serra


Follow me on Twitter!