xmlns:og='http://ogp.me/ns#' MORRE O TRADICIONALISTA XIRUZINHO ~ Panorama News

domingo, 20 de abril de 2014


Domingo, 20 de Abril



O músico e advogado João Darlan Bettanin mais conhecido como Xiruzinho 48 anos um dos principais nomes da música nativista em Caxias do Sul morreu carbonizado na madrugada deste domingo (20) em acidente na RS 020 entre Gramado e  São Francisco de Paula, na Serra.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar de Gramado (CRBM), o veículo Meriva com placas de Caxias do Sul explodiu após colidir contra eucaliptos às margens da rodovia, no Km 115, localidade de Várzea São João, deixando o mesmo carbonizado entre as ferragens.



Xiruzinho passava o feriado com a família, em São Francisco de Paula. Decidiu voltar porque tinha compromisso em Caxias do Sul neste domingo. O acidente ocorreu pouco depois da meia-noite e não chegou a prejudicar o trânsito no trecho.


História: 

O cantor, compositor, escritor e advogado diferenciava-se de outros tradicionalistas caxienses pelo estilo, mais próximo à música da fronteira. Ele estudou violão clássico e iniciou a carreira em 1983, cinco anos após chegar a Caxias com a família. Em shows nacionais e no Exterior, tocou ao lado de músicos renomados como Lúcio Yanel, Yamandu Costa e Renato Borghetti.

O costume de usar pilcha frequentemente lhe rendeu o apelido, adotado também como nome artístico, ainda na adolescência, quando cursava o ensino médio no Colégio La Salle. O primeiro dos quatro discos nativistas, Um Parelheiro que Tenho, foi lançado em 1991, pela gravadora Acit. Em 2013, deixou de lado temporariamente o nativismo para lançar um CD de música popular, batizado de Aquarelas do Amor.

Em 2012, lançou o livro-CD A Arte Real em Versos, Pajadas, Décimas, Sonetos e Poesias, sobre temas da maçonaria. Ele exercia a advocacia esporadicamente para auxiliar conhecidos que necessitavam de ajuda. Conhecido também no meio político, era filiado ao PMDB.

Além da esposa, Márcia Marques, e da filha, Eduarda, 13 anos, Xiruzinho deixa os pais e o irmão, Mateus. Ele era o filho mais velho de Armando e Maria Glória Bettanin. 


Ele será velado na capela A do Memorial São José. A cerimônia de cremação está marcada para as 18h30min de segunda-feira, no Memorial Crematório São José, em Caxias.

Categories: ,

2 comentários:

Follow me on Twitter!